Apenda a fazer atendimento no WhatsApp com os melhores

aprenda-fazer-atendimento-no-whatsapp

O WhatsApp tem sido a escolha número 1 para quem quer atender clientes em tempo real, isso tem sido notado tanto no pequeno varejo, cabeleireiros, lojas de bairro, pizzarias e até as grandes corporações entraram na roda, seguradoras, hotéis, e por aí vai.

Se você já usa este canal para atender seu cliente, ou mesmo se está pensado nisso, separamos para você dicas de que já trilhou este caminho, veja abaixo.

Organização

É muito fácil se perder nas conversar do WhatsApp, então é importante que você crie um método para não se perder nas conversas, pode ser por exemplo uma planilha no Excel onde você marca o nome de pessoal e a demanda / pedido.

Tempo de resposta

Quando você é contatado por WhatsApp, a pessoa do outro lado tem absoluta certeza que esse é um canal de atendimento rápido, então, não o decepcione, agilidade aqui é tudo, seja pragmático  e objetivo, até porque quanto mais você escrever, maior será a possibilidades de erros de português, uma boa dica para resolver também é nosso Amigo Excel, faça uma planilha coma as perguntas mais frequentes e suas respostas, assim, independente de quem está atendendo do seu lado, você manterá um padrão em suas respostas.

Determine: o quê, como, onde e quando

Essa regra pode ser aplicada a todos os seus canais de atendimento, nos apps de mensagem muita mais:

– O quê: determine o que você responde via apps, exemplo se uma pessoa está com um problema no produto ou em uma entrega, pergunta se não prefere falara ao telefone, as vezes uma rápida ligação encurta a solução e diminui qulaquer problemas de interpretação de texto.

– Como: a questão de como eu respondo minhas demandas já foi praticamente respondida no tópico acima, se você tem uma equipe de vendedores que fazem atendimento via WhatsApp, distribua para eles essa planilha de respostas e procedimentos padrão, assim você mantém uma uniformidade no seu atendimento.

– Onde: se você é um pequeno empresário e leva consigo o aparelho que recebe as mensagens de seus clientes, lembre-se que existem alguns lugares e momentos que que não convêm o uso do app, um exemplo básico, não responda ao volante, encoste o carro e responda com seguraça, se for algo complexo, avise o cliente que retornará em alguns minutos, depois sente em algum lugar calmo e formule a resposta.

– Quando: a onipresença dos apps de mensagem dão a impressão que você está disponível 24hs 7 dias por semana, determine um horário de atendimento, você pode colocar isso na mensagem de status: atendimento de 2ª a 6ª das 8 – 17hs, simples não?

Atenda com qualidade

Regra de ouro! Atendimento é puro marketing, por menor que você seja, lembre-se disso, seu atendimento muitas vezes é o seu maior vendedor, então, se você acha que não conseguir atender bem seus clientes através dos apps de mensagem, não desista, planeje bem, e coloque em operação um canal bem estruturado que vai oferecer qualidade e agilidade acima de tudo.

Passou neste 4 itens? Então é hora de começar, não tenha medo, planeje execute e colha os frutos.

Essas dicas acabam valendo para todos os apps de mensagens: Telegram e Facebook Messenger.

Todas essas dicas foram colhidas com conversar entre pequenas empresas e gigantes multinacionais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *